Falar de moda é também falar de consciência

Postado por Carolina Fagundes


Na semana passada estava indo para o curso de modelagem e me deparei com uma situação muito triste que me fez refletir ainda mais sobre a humanidade e o nosso destino.

O que vi...


Um mico leão dourado correndo entre os fios de eletricidade, perdido e assustado fazendo um som alto, semelhante a um grito, que significava socorro.

Todos nós, o tempo todo, ouvimos falar sobre consciência ambiental, que devemos preservar e cuidar do nosso planeta, mas o que enxergamos por aí no nosso dia-a-dia é
completamente diferente. O homem está se afastando dos seus valores e da sua natureza perdendo o respeito consigo mesmo e com os outros seres.

Muitos que estão lendo isso, podem achar uma bobagem, mas eu obviamente não, porque falar sobre isso é discutir sobre a vida e o futuro. O que será de nós sem a fauna e a flora? Para salvar o meio ambiente o ser humano deverá salvar-se utilizando a sua inteligência e o seu coração...


...por isso hoje vou falar de MODA SUSTENTÁVEL !

As dicas e peças abaixo mostram que é possível associar beleza, design e consciência.

As roupas ecológicas são aquelas feitas de materiais reciclados, tecidos orgânicos, couros alternativos e novas fibras naturais, diz Selma Fernandes, coordenadora do Instituto E, organização brasileira que faz a ponte entre os produtores de materiais ecológicos e os estilistas e suas marcas. Segundo a revista Vida Simples da Abril, as empresas e marcas que buscam esse diferencial fazem questão de anunciar, criando selos e etiquetas que falam sobre a origem do produto. Para as roupas orgânicas, já existe o selo de certificação NOW (Natural Organic World). Você também pode checar na etiqueta a composição do tecido.

Algumas marcas já aderiram como a Osklen, Goóc, Natural Fashion e Amazon Life que faz um trabalho muito legal com bolsas e sapatos feitos de couro vegetal, criado com o látex extraído de seringueiras por cooperativas no Acre.





roupas e acessórios Natural Fashion com algodão orgânico





Produtos ecológicos da Amazonlife com couro vegetal



Confira abaixo as características dos materiais sustentáveis cheios de tecnologia

Fonte: Abril



Algodão orgânico
É cultivado sem o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e reguladores do crescimento. Para ser 100% orgânico, no processo de tingimento devem ser usados pigmentos naturais.

Fibra de bambu
Planta de crescimento rápido, o que significa que é altamente renovável. Se reproduz em abundância sem o uso de pesticidas e fertilizantes. Sua fibra é naturalmente antibactericida, biodegradável e extremamente macia. Tem característica termodinâmica, deixa a peça fresca no verão e mais quente no inverno.

Garrafas PET
O plástico reciclado é transformado em fibras que produzem um tecido forte, mas macio. Em geral, elas são combinadas com algodão, que dá um toque ainda mais confortável.

Juta
Com aparência semelhante a do linho, é plantada na região amazônica, sem nenhum impacto ambiental. É preciso apenas água para o seu cultivo, sem a necessidade do uso de agrotóxicos. Além disso é biodegradável.


É isso aí pessoal! Vistam-se de atitude!

= )


3 comentários:

Eurofios disse...

Olá

achamos muito interessante seu post. Acabamos de divulga-lo em nosso twitter. Nossa empresa trabalha na fabricação de fios a partir de algodão reciclado. É muito bom ver que tem gente ainda que divulga essa ideia.

Caso queira conferir:
www.twitter.com/eurofios

Carolina Fagundes disse...

Obrigada por comentar! Fiquei muito feliz por terem gostado do post! Falar de consciência é mais que necessário, e é um assunto que devemos compartilhar!

Obrigada pela divulgação no twiter!

Um abraço e visitem sempre!

Unknown disse...

Olá Carolina, lindo blog, Parabéns!

também estou iniciando um trabalho com moda ecológica, camisetas de malha pet reciclada e eco bags de algodão recicado, www.modaecobrasil.com.br esse é nosso 1º passo, mas vamos 1 de cada vez! abraços! Márcia